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sexta-feira, 29 de junho de 2012

Trabalhando as expressões populares

    Vocês sabem o que são EXPRESSÕES POPULARES e GÍRIAS?
      As gírias e expressões podem ter significados diferentes em cada região ou Estado do Brasil e nos países de língua portuguesa. Algumas são derivadas do nordeste, outras do sul do Brasil, outras de países europeus ou africanos que adquiriram sentido próprio. Ao leitor fica o direito de interpretar de acordo com a realidade local ou regional.
         


       A turma 52 leu  a poesia da Marilda Castanha " Da cabeça aos pés".
           
           
  

  
  Observamos e exploramos as expressões populares contidas na poesia.











  Após assistimos ao filme "Animais unidos jamais serão vencidos".


  
    Na sequência lemos e debatemos o assunto que veio no encarte do Jornal NH na Sala de Aula sobre a Rio +20= Futuro.

     Agora sim, então preparados para a produção textual, criamos textos envolvendo o meio ambiente, utilizando expressões populares.

                            O meio ambiente 

         Nossa cidade não é das piores, nem de jogar confete, mas se nós dermos o sangue ela pode melhorar, assim como o mundo podemos melhorar, pode ser canja ou difícil, podemos reutilizar,reduzir e reciclar.
       Eu penso que a criatividade poderia ajudar a melhorar o mundo. Adaptar, desenvolver nos estados e municípios, a força para diminuir os impactos ambientais das ações humanas.
       A conferência Rio+20 têm como propósito buscar caminhos que aliem o desenvolvimento econômico à proteção do meio ambiente e a inclusão social. É fundamental o cuidado com o desperdício da água e com o lixo que nós produzimos. Reciclar vai fazer a diferença no meio ambiente. O mundo serve para viver e não para ser sujo.
       Texto produzido pelo aluno Everto R. dos Santos


                                            Pegar no pé

        Você já parou para pensar sobre o que nós estamos fazendo com a terra? Não? Então é melhor começar a pensar e agir, pois o meio ambiente está sendo destruído, quero dizer, nós é que estamos destruindo-o, pois nós, humanos destruímos as florestas, e ainda, sujamos a própria água que bebemos. Desse jeito o meio ambiente vai pro brejo.
           Se agora você quer pegar no pé das pessoas que matam a floresta e poluem a água, devemos dar o sangue, estar para o que der e vier, e deixar essas pessoas como uma vara verde.
       Mas você deve dar exemplo, separando o lixo seco e orgânico, por o lixo no lixo ao invés de jogar no chão, botar o azeite velho em vidros ou garrafas e reduzir o lixo não reciclável. Você deve plantar árvores e não só cortá-las, assim você ajuda o meio ambiente e dá exemplo às outras pessoas.
                          
               Texto produzido pela aluna Vitória Reis


Meio ambiente

       Nosso país tem que melhorar se não a vaca vai pro brejo, a gente tem que cuidar do meio ambiente porque vamos ficar sem água se não tomarmos uma atitude.
     Um exemplo é não jogar lixo no chão, não podemos ter só ganância, tirar, poluir as águas dos animais.Temos que ficar de olho vivo e não adianta ficar de ovo virado.
       Se os homens não cuidarem da natureza a vaca vai pro brejo e ficaremos sem comer. Já, se cuidarmos do meio ambiente vamos ter uma vida melhor sem poluição, cuidando da floresta,  estaremos para o que der e vier sempre, imaginem nosso mundo melhor.
    Concluindo, temos que esquentar a cabeça para que o nosso futuro seja cada vez melhor, sempre pensar para frente,não desistir, dar o sangue para ter uma vida saudável e feliz. 

                   Texto produzido pela aluna Amanda S. Mumberger
 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Um recreio diferente

    No mês de maio os alunos tiveram um recreio legal. Puderam sentar debaixo das árvores e escolher um livro de sua preferência para ler. Os alunos gostaram da ideia e aproveitaram a ocasião para megulhar na fantasia dos livros



Postado por Eduarda Bilhalva - Monitora do LIE


terça-feira, 19 de junho de 2012

Sacola da Leitura

   O impulso de contar histórias deve ter nascido no  homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. E como diz Fanny Abramovich" Ler histórias sempre, sempre...é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a ideia do conto ou com o jeito de escrever de um autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento..."
   Por isso a turma 51 está desenvolvendo o Projeto    "Quem aprende a gostar de ler sabe escrever a própria história" porque é no encontro com a literatura que temos a oportunidade de ampliar, transformar, ou enriquecer a nossa experiência de vida.
    A turma possui uma sacola com livros diversos de leitura para toda família. A cada três dias um aluno leva para casa e aproveita para se divertir com as histórias.























         Depoimentos dos pais dos alunos:



Família da aluna Eduarda
    Pela primeira vez recebemos essa bela surpresa em casa. Algo tão simples, mais de um grande significado.
    Com a correria do dia a dia, grande parte das vezes não temos oportunidade de interagir entre família. A sacola da leitura nos dá oportunidade de nem que seja por alguns minutos poder esquecer tudo e nos dedicar a leitura com os filhos. Nos mostra a importância desse contato entre pais e filhos. Gostamos muito dessa experiência nova e agradecemos desde já essa oportunidade. Esperamos poder recebê-la novamente em nossa casa
Joice e Rafael

Família do aluno Gabriel
     Adoramos o livro Pais e Filhos. Já tinha ouvido falar sobre ele mais não tinha tido a oportunidade de ler. Eu e meu marido lemos da página 13 a 22 e nos deparamos com situações que realmente acontecem no dia a dia. O texto é de emocionar.
    Este projeto é projeto muito legal e em nossa opinião o livro deveria ser o de cabeceira de todos os pais. Obrigado pela oportunidade de começar este projeto.
Daiane

Família da aluna Laura
    Profª Letícia, a conclusão que tivemos é que nós pais temos que saber ser firmes quando necessário com nossos filhos, dizendo não e pondo limites para mais tarde não nos arrependermos.
      Quem ama também diz não.
Alexandro e Adriana

Família da aluna Sabrina
   Pedir desculpas, nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje. Página 68. Foi a que eu mais me identifiquei.
Neudir Gomes

Família da aluna Carla
     Achei bem interessante o livro , tanto que levei para ler em meu serviço.

                                                                Marione Maria Oestrich

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Inventando manchete sobre o filme "Deu a louca na Chapeuzinho"



        Chapeuzinho  e o  bandido  guloso

    Chapeuzinho Vermelho prende o bandido guloso e ganha um emprego. Ela vai viajar pelo mundo investigando os bandidos mais   perigosos.

          
                     Vejam as demais manchetes:
        
         Manchete do Guilherme

sábado, 9 de junho de 2012

O Jornal e o caminho que ele percorre até chegar nas nossas casas

 Queridos alunos, é comum as pessoas pegarem o jornal e correrem o olho sobre as reportagens contidas nele. O jornal desperta a curiosidade na busca pela informação.
    Você já percebeu que quando lemos o jornal na sala de aula ou quando entramos em contato com ele nas nossas próprias  casas interpretamos  e opinamos sobre os diversos assuntos?
       Você já reparou a importância de ler o jornal?
Além  de apresentar conteúdos atuais ele nos deixa transparecer o mundo. Desperta a sede pela leitura, formando cidadãos críticos, transformando-nos em leitores habituais. 
   "O indivíduo que lê está contribuindo para o enriquecimento pessoal e para a sua compreensão do mundo. Paralelamente a isso, o crescimento econômico e social de uma nação depende em grande parte do grau de instrução de um povo." (Moacir Scliar)
      Além de nos depararmos com uma diversidade de textos repletos de informações, deparamo-nos com artigos de opinião, com textos que trazem assuntos atuais. 
Quando lemos, discutimos sobre assuntos da atualidade, estamos formando a nossa opinião tornando-nos cidadãos críticos preparados para enfrentar esse mundo em constante transformação.
     Você já reparou que muitas vezes o que lemos no jornal acaba sendo assunto frequente em conversas nas rodas de amigos? 




                     Por dentro da redação...
  
      Chegou a hora de conhecer como é feito o jornal que chega dentro na nossa sala de aula.
      Todos os dias sai um exemplar do jornal recheado de notícias fresquinhas. São notícias sobre a cidade, o país e o mundo. Mas para chegar nas mãos do leitor passa por todos os processos... 


*Logo cedo, o chefe de reportagem define os      
 assuntos da edição e distribui para os repórteres.


*Repórteres e fotógrafos saem às ruas em busca  de detalhes e entrevistas.  
    
*Com todas as informações em mãos, os repórteres voltam para escrever as matérias.

  
*Já o fotógrafo organiza as fotos no computador par que os editores escolham o que vai sair no jornal.


*O setor comercial informa a redação o tamanho que terá a edição e as páginas que terão os anúncios.


*Chega a hora de definir o visual da página. Diagramadores  e editores organizam as páginas para receber os conteúdos e os infográficos(texto com imagens) elaborados pelos ilustradores.
  
*Com matérias prontas, é a vez dos editores de cada editoria fazerem os ajustes. Eles ajudam a dar título, escolher a foto e definir qual o tamanho que a notícia ocupará na página.


*Enquanto isso, outros profissionais atuam em outras etapas do jorna. Chargistas criam suas charges e colunistas escrevem sobre temas específicos.


*Com tudo montado no computador, o jornal recebe os anúncios e é revisado antes de ir para impressão.


*O trabalho da equipe do setor industrial começa quando as páginas do jornal são enviadas pelo computador.




*É quando as matrizes da impressão são gravadas no formato das páginas e colocadas em uma grande máquina, a rotativa.



  
*Com o jornal impresso, a equipe do setor de Expedição faz a divisão por áreas de entrega.





*E os entregadores começam a distribuir as edições nas cidades da região.





*Depois desse longo caminho, o jornal chega às mãos do leitor.




      
     Acesse o Jornal NH e compare o jornal on-line e o impresso.
        
   Agora é com você, crie uma manchete envolvendo um acontecimento da escola.  




       Fonte: jornalnasaladeaula@gruposinos.com.br
                 http://www.jornalnh.com.br