Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Trabalhando as expressões populares

    Vocês sabem o que são EXPRESSÕES POPULARES e GÍRIAS?
      As gírias e expressões podem ter significados diferentes em cada região ou Estado do Brasil e nos países de língua portuguesa. Algumas são derivadas do nordeste, outras do sul do Brasil, outras de países europeus ou africanos que adquiriram sentido próprio. Ao leitor fica o direito de interpretar de acordo com a realidade local ou regional.
         


       A turma 52 leu  a poesia da Marilda Castanha " Da cabeça aos pés".
           
           
  

  
  Observamos e exploramos as expressões populares contidas na poesia.











  Após assistimos ao filme "Animais unidos jamais serão vencidos".


  
    Na sequência lemos e debatemos o assunto que veio no encarte do Jornal NH na Sala de Aula sobre a Rio +20= Futuro.

     Agora sim, então preparados para a produção textual, criamos textos envolvendo o meio ambiente, utilizando expressões populares.

                            O meio ambiente 

         Nossa cidade não é das piores, nem de jogar confete, mas se nós dermos o sangue ela pode melhorar, assim como o mundo podemos melhorar, pode ser canja ou difícil, podemos reutilizar,reduzir e reciclar.
       Eu penso que a criatividade poderia ajudar a melhorar o mundo. Adaptar, desenvolver nos estados e municípios, a força para diminuir os impactos ambientais das ações humanas.
       A conferência Rio+20 têm como propósito buscar caminhos que aliem o desenvolvimento econômico à proteção do meio ambiente e a inclusão social. É fundamental o cuidado com o desperdício da água e com o lixo que nós produzimos. Reciclar vai fazer a diferença no meio ambiente. O mundo serve para viver e não para ser sujo.
       Texto produzido pelo aluno Everto R. dos Santos


                                            Pegar no pé

        Você já parou para pensar sobre o que nós estamos fazendo com a terra? Não? Então é melhor começar a pensar e agir, pois o meio ambiente está sendo destruído, quero dizer, nós é que estamos destruindo-o, pois nós, humanos destruímos as florestas, e ainda, sujamos a própria água que bebemos. Desse jeito o meio ambiente vai pro brejo.
           Se agora você quer pegar no pé das pessoas que matam a floresta e poluem a água, devemos dar o sangue, estar para o que der e vier, e deixar essas pessoas como uma vara verde.
       Mas você deve dar exemplo, separando o lixo seco e orgânico, por o lixo no lixo ao invés de jogar no chão, botar o azeite velho em vidros ou garrafas e reduzir o lixo não reciclável. Você deve plantar árvores e não só cortá-las, assim você ajuda o meio ambiente e dá exemplo às outras pessoas.
                          
               Texto produzido pela aluna Vitória Reis


Meio ambiente

       Nosso país tem que melhorar se não a vaca vai pro brejo, a gente tem que cuidar do meio ambiente porque vamos ficar sem água se não tomarmos uma atitude.
     Um exemplo é não jogar lixo no chão, não podemos ter só ganância, tirar, poluir as águas dos animais.Temos que ficar de olho vivo e não adianta ficar de ovo virado.
       Se os homens não cuidarem da natureza a vaca vai pro brejo e ficaremos sem comer. Já, se cuidarmos do meio ambiente vamos ter uma vida melhor sem poluição, cuidando da floresta,  estaremos para o que der e vier sempre, imaginem nosso mundo melhor.
    Concluindo, temos que esquentar a cabeça para que o nosso futuro seja cada vez melhor, sempre pensar para frente,não desistir, dar o sangue para ter uma vida saudável e feliz. 

                   Texto produzido pela aluna Amanda S. Mumberger
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário